Você sabe o que é L-Carnitina?

A L-Carnitina é um composto parecido com um aminoácido, porém é uma vitamina formada no fígado e rins, que é armazenada nos músculos. Sua principal função no organismo é auxiliar o corpo na transformação de gordura em energia, sendo responsável por realizar o transporte dos derivados da gordura para dentro da mitocôndria, onde eles serão oxidados e transformados em energia.

É possível obter a vitamina através da ingestão de alguns alimentos, como a carne vermelha, abacate e grãos de soja, além disso, ela também serve para elevar a produção de óxido de nítrico, gás que eleva o fluxo sanguíneo através da vasodilatação.

A carne vermelha, principalmente a de carneiro (78mg a cada 100g de carne), é conhecida por ser uma das principais fontes naturais desse nutriente.

Alguns produtos à base de leite, como determinadas espécies de peixes e vegetais e aspargos, também apresentam a L-carnitina em sua composição, proporcionando todos os benefícios para o organismo.

 

L-Carnitina

 

É possível encontrar a L-carnitina nos supermercados nas versões líquida, em cápsulas e em fórmulas compostas por uma mistura do nutriente com chá verde ou CLA, que são ingredientes eficientes de emagrecimento e que contribuem para o aumento e acentuação da perda de gordura acumulada.

A carência de L-carnitina ocorre mesmo com o organismo produzindo esta importante substância e sendo obtido através da alimentação. Há casos de carência em consequência do exercício físico extenuante, a obesidade, a gravidez, a infertilidade masculina e crianças em fase de crescimento.

Outras doenças também contribuem para diminuir os níveis de L-carnitina no organismo, como doenças cardiovasculares, gordura no sangue, cirrose, hipotireoidismo, entre outras.  

Em síntese, a L-Carnitina permite a obtenção de energia por meio da queima de gordura e carboidratos e é extremamente importante para quem segue uma rotina de treino.

 

Alguns benefícios da L-Carnitina são:

 

  • Queima de gordura;
  • Ganho de massa magra;
  • Controla o metabolismo da glicose;
  • Aliada do cérebro;
  • Previne a perda óssea;
  • Fortalece o sistema imunológico.

 

Confira algumas opções de carnitina em nosso site.